Loading...
Vamos à casa de banho 2016-12-16T11:38:53+00:00

Vamos à casa de banho

É verdade, ninguém gosta de falar sobre isso, mas o que é que pode fazer quando o seu filho deixa finalmente as fraldas e passa a usar a sanita mas não se limpa bem quando acaba? “Em primeiro lugar, relaxe”, afirma o Dr. Cohen, especialista em educação infantil da Kandoo, “trata-se de uma fase normal pela qual as crianças dos 2 aos 5 anos passam; no entanto, podem aprender a desenvolver este hábito de higiene passo a passo.” Em seguida, Kandoo de Dodot mostra-lhe alguns conselhos que ajudarão o seu filho (e a si) a ser bem sucedido.

NOÇÕES BÁSICAS SOBRE A LIMPEZA DEPOIS DE IR À CASA DE BANHO

Reveja estes conselhos higiénicos com o seu filho. Ser-lhe-ão úteis quando estiver na escola e a qualquer momento.

• Explique os seguintes hábitos higiénicos ao seu filho:

– Depois de ires à casa de banho, limpa-te até o papel higiénico ou a toalhita saírem limpos e secos. As meninas têm de se limpar partindo da frente para trás.

– Pergunta aos teus pais se podes deitar as toalhitas na sanita.

– Não te esqueças de puxar o autoclismo.

– Lava as mãos com água e sabonete.

– Agora limpa as mãos.

– Já estás pronto!

O QUE PENSAM AS CRIANÇAS

Pergunta-se porque é que o seu filho ainda não sabe limpar-se depois de ir à casa de banho? Talvez seja útil colocar-se no seu lugar para compreender as suas dificuldades.

• Pense que o seu filho poderá sentir-se pressionado por estar a “ficar mais crescido”.

Ir à casa de banho é uma atividade dos mais crescidos. E talvez esta não seja a única atividade de miúdo mais crescido que o seu filho tem que realizar pela primeira vez. Nesta idade, as crianças, muitas vezes, têm um irmão mais novo, começam a frequentar a escola e deixam o biberão, tudo ao mesmo tempo.

• Lembre-se de que algumas crianças não se preocupam demasiado com a limpeza.

Algumas crianças não se preocupam demasiado com a limpeza e não se apercebem de que andam sujas. É possível que o seu filho pense: “Porque é que te preocupas tanto com isso? Qual é o problema? Depois tomo banho.” Outras crianças simplesmente não se apercebem da importância da higiene até terem uma erupção cutânea, e, nesse caso, também não conseguirão estabelecer uma relação entre uma coisa e outra se não as ajudar.

• Tenha em conta que o seu filho poderá estar “demasiado ocupado” para se limpar.

Ir à casa de banho e limpar-se bem no fim afasta as crianças da coisa mais importante que há na vida: brincar!

• Pense que o seu filho talvez ainda não saiba como limpar-se sozinho.

É provável que o seu filho pense: “Quero limpar-me sozinho, mas não sei como!” Algumas crianças não admitem que ainda precisam de um pouco de ajuda. Especialmente as crianças mais crescidas sentem que já não deveriam precisar de si, mas ainda não sabem como limpar-se sozinhas.

CONSELHOS ÚTEIS PARA IR À CASA DE BANHO

Com estas estratégias, incentivará o seu filho a ir à casa de banho sozinho.

• Descubra se o seu filho está preparado para aprender.

Algumas crianças habituam-se imediatamente a ir à casa de banho, mas demoram mais tempo a aprender a limparem-se quando terminam. Os seguintes indícios mostram se as crianças estão preparadas:

-Demonstram interesse.

– Querem tentar.

– Gostam de se sentir limpas.

– Se você lho sugerir, respondem com um “claro”.

– Querem ter privacidade na casa-de-banho.

– Sabem como lavar as mãos e porque é que é importante fazê-lo.

• Explique ao seu filho como deve limpar-se as vezes que forem necessárias.

Explique-lhe os passos que deve seguir e incentive-o à medida que os for realizando. Isto é importante tanto para as crianças mais pequenas como para as mais crescidas, caso descubra que não se limpam bem. E, apesar de já ter mostrado todo o processo ao seu filho, é provável que precise de um pouco de ajuda para fazê-lo sozinho.

• Comprove o resultado.

Quando o seu filho for praticamente independente, pode ajudá-lo a consolidar a sua habilidade mediante uma verificaçao. Mas examinar o trabalho não quer dizer que o faça você. Pode dizer: “Vamos certificar-nos de que estás pronto”. Se a criança for maiorzinha e com mais experiência, pode perguntar-lhe: “Queres verificar tu mesmo se terminaste?”. À medida que o seu filho se sentir mais cómodo e seguro, pode dar-lhe mais privacidade para que se limpe sozinho.

• Dê os parabéns ao seu filho pelo esforço realizado.

Mesmo que o seu filho não se tenha limpo na perfeição, dê-lhe os parabéns por aquilo que tiver feito bem. Pode dizer, por exemplo: “Foi uma boa tentativa! Da próxima vez, tenta passar a toalhita as vezes que forem necessárias até ficares totalmente limpo.”

• Dê ao seu filho outras oportunidades de se sujar.

Se o seu filho gostar de se sujar, satisfaça-lhe a vontade, mas fora da casa de banho. Deste modo, mostrar-lhe-á que na casa de banho quem manda é você mas que no parque infantil pode fazer o que quiser e sujar-se à vontade. Funciona!

• “As crianças aprendem novas habilidades praticando e isso fazem-no através da brincadeira”.

Por isso, transforme tudo numa brincadeira, na qual o seu filho será o protagonista. Diga-lhe para fazer de pai e para ensinar esta nova habilidade à sua boneca ou ao seu peluche preferido. Tenha em conta que a brincadeira pode tornar-se um pouco ridícula, mas todos poderão rir um pouco e é uma forma fantástica de transformar uma possível briga num divertido exercício de aprendizagem.”

Así pues, conviértelo todo en un juego en el que tu hijo será el experto. Dile que haga de padre y que enseñe esta nueva habilidad a su muñeca o a su peluche preferido. Ten en cuenta que el juego puede resultar un poco tonto, pero todos podréis reíros un poco y es una forma estupenda de convertir una posible pelea en un ejercicio de aprendizaje divertido”.