Loading...
Descanso e sono 2016-12-16T10:59:20+00:00

Descanso e sono

O seu filho precisa de dormir muito e bem. É fundamental para o seu desenvolvimento. Por isso, nesta secção queremos dar-lhe pistas para que o objetivo se cumpra. Sempre que o consigam, tanto você como o seu filho descansarão tranquilamente…

Entre os 3 e os 7 anos, a criança deve dormir aprox. 10 horas por dia.
É importante que a criança tenha o seu próprio quarto e que durma sozinha nele. Isto não significa que esteja isolada. Pelo contrário, a porta deve estar sempre aberta e o quarto deve estar a uma temperatura amena e deve ser acolhedor. Não deve haver cortinas ou tapetes em excesso, nem demasiados peluches, a fim de evitar a presença de pó e, portanto, de ácaros. Durante a noite, deve deixar uma luz ténue e agradável ligada para que, se a criança acordar, reconheça o seu ambiente e não se assuste. Quando a criança for maior, há que explicar-lhe que em casa, felizmente, cada um tem o seu espaço, que ela é uma criança crescida e que só as muito pequenas é que precisam de estar no quarto dos pais.
Os pesadelos são relativamente frequentes e não há que lhes dar grande importância. Em todo o caso, é aconselhável ir à cama da criança quando esta acordar angustiada e inquieta, para que nos veja, nos sinta próximos e, sobretudo, se sinta acompanhada e protegida. Convém evitar a todo o custo frases como: “se não comeres…, se não te portares bem…, se não fores obediente…vem o homem do saco, etc.”, que podem ser a origem destes terrores noturnos.
Mesmo que isso aconteça em determinadas alturas, o normal é que uma criança que tenha desenvolvido uma atividade física intensa, como é desejável nesta idade, adormeça muito rapidamente assim que se deite. A partir dos 24 meses, as crianças costumam dormir cerca de 12 horas diárias, em média, sendo normal entre 10 e 14 horas por dia. É importante evitar que a criança fique nervosa antes de se deitar, que veja cenas de medo ou violência no cinema ou na TV. Pode ser útil dar-lhe um banho de água quente, o que facilitará o seu relaxamento, que o seu quarto tenha uma temperatura adequada e que seja quente e confortável, que disponha de uma luz suave para a eventualidade de acordar de noite ou de ter um pesadelo e poder reconhecer um ambiente familiar, amável e protetor.

Sabia que segundo o Projeto Etapas…?

A partir dos 5 anos de idade, dá-se uma diminuição da proporção de crianças que habitualmente dormem a sesta durante a semana.

Em média, durante a semana, a hora de deitar habitual de uma criança é às 21h24. Esta realidade contraria a recomendação da criança ir para a cama entre as 20h00 e as 21h00.

A maioria dos pais, 80%, afirmam realizar algum tipo de rotina com os filhos para os ajudarem a dormir. A partir dos três anos de idade, os pais costumam ler um conto à criança para a ajudar a adormecer.

40% das crianças afirmam ter terrores noturnos.