Loading...
A criança dos 3 aos 7 anos 2016-12-16T10:33:07+00:00

A criança dos 3 aos 7 anos

O seu filho está a ficar crescido! Agora, as suas necessidades são outras. Nesta secção queremos ajudá-la a entender o seu filho e a dar-lhe o que necessita nesta nova etapa.

A partir dos 3 anos, sem dúvida alguma, a criança sofre uma grande transformação. Torna-se mais crescida. A própria criança começa a aprender com os modelos à sua volta e a imitar condutas dos adultos.

Obviamente, o crescimento da criança continua. Entre os 3 e os 7 anos, as crianças crescem de 6cm a 8cm e engordam cerca de 2kg por ano. O corpo vai ficando definido e a “barriguinha” típica das crianças pequenas desaparece.

A sua atividade motora também se vai aperfeiçoando e mostra capacidades próprias de uma maturação neurológica praticamente completa.

Como em qualquer fase da infância, a alimentação deve ser correta e equilibrada do ponto de vista quantitativo e qualitativo. Tal como já insistimos e não nos cansaremos de o fazer, a hora das refeições deve ser um momento de felicidade e de paz.

Frequentemente, os pais, preocupados com o que os filhos comem, convertem a hora das refeições num momento de tensão, o que leva a criança a rejeitar o que lhe põem no prato, já que se cria um verdadeiro “reflexo condicionado” ao associarem a hora de comer a atritos, nervosismo, birras e tensão familiar. Outras vezes, é necessário montar um verdadeiro “circo” para a criança comer, no qual os diferentes membros da família têm de intervir fazendo “números”, para que ingira cada uma das colheradas que lhe oferecem.

É necessário evitar situações deste tipo pelo bem da criança, pela sua estabilidade e pela da própria família.